Maria Antónia Alves é a rainha das Sanjoaninas 2025

Angra do Heroísmo transforma-se na 'Ilha dos Amores de Camões' nas Sanjoaninas 2025 e Maria Antónia Alves é a rainha. A jovem confessa “nunca lhe ter passado pela cabeça” ser rainhas destas festividades que se realizam de 20 a 29 de junho



Maria Antónia Alves, de 19 anos, é estudante de Medicina da Universidade dos Açores e é a rainha da edição das Sanjoaninas 2025. O convite foi recebido com alguma surpresa, mas Maria Antónia Alves admite, em declarações aos jornalistas, que assim que o recebeu “não houve dúvidas nenhumas que o ia aceitar”.

A jovem espera “representar a Terceira da melhor maneira possível” e quer ser a “ponte entre a tradição e também a renovação”. “Gostava de representar a ilha como a própria ilha dos amores. Aproveitar que é um tema engraçado e bonito para mostrar a ilha dessa forma”, afirmou.

Para a estudante de Medicina é importante “enaltecer” a história da ilha Terceira, assim como Camões fez na epopeia com a 'Ilha dos Amores'.

Quando questionada sobre o que lhe dá 'nervosismo' no seu novo título, apontou que são as condições gerais do dia do cortejo de abertura: “O que me causa mais preocupação é como vou estar no carro lá em cima porque estou à espera de ser um pouco alto e também estou um pouco preocupada com as condições climatéricas”, disse na apresentação do séquito real.

Na ocasião, Guido Teles, vice-presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, afirmou que o tema das festas deste ano “acaba por ter a particularidade de sublinhar a centralidade que Angra do Heroísmo teve ao longo da sua história no mundo”. Centralidade essa “que acabou por ter muitas consequências para aquilo que hoje nós conseguimos vislumbrar e sentir quando passeamos pelas ruas da nossa cidade e do nosso conselho”, admitiu.

Apesar disso, diz ser “um tema que consegue estar muito bem interligado com a própria natureza das Sanjoaninas. É um festa que tem esta capacidade de confluir e de conectar várias partes do mundo, que atrai gente de várias partes do mundo e por isso acaba por ser uma festa que, neste momento, é já de âmbito internacional”.

Quanto ao Séquito Real, Guido Teles, mencionou o destaque a nível académico e desportivo que os membros que tomaram posse tiveram na última sessão solene de comemoração do dia da cidade.

Séquito Real

Além de Maria Antónia Alves, Samuel Matos também aceitou o convite como chefe de protocolo. A camareira é Margarida Alves. Laura Macovei e Beatriz Castro são as damas.

Os pequeninos também fazem parte da festa, nomeadamente Carolina Vasconcelos e Tomás Toledo, os pajens.

A tradição mantém-se e o município de Angra do Heroísmo fez o convite às cidades irmãs. Em representação da cidade irmã de Alenquer, Ana Silva marca presença nas Sanjoaninas. Também Matilde Morgadinho, como dama de Évora, participa nas festividades.

A damas das comunidades dos Estados Unidos da América são: Nicole Araújo da Costa Leste; Danica Maciel de Gustine; Kennedy Agnitsch de Gilroy; Evelyn Nunes de Tulare; Raissa Luz de Porto Novo e Eliane Borges da Ribeira Grande de Santiago.


PUB