Ao longo do percurso de visita, o Museu de Angra do Heroísmo
disponibiliza agora 30 pontos de informação em três idiomas diferentes,
além de vídeos em língua gestual portuguesa.
Reconhecido pelo seu trabalho em prol da inclusão, este projeto veio “tornar possível a disponibilização de um novo serviço aos seus visitantes, com conteúdos mais dinâmicos, mais interativos, em diferentes idiomas e mais inclusivos, reforçando a estratégia de democratização e de acessibilidade aos conteúdos existentes ao longo dos seus percursos expositivos”, diz o comunicado.
A nova funcionalidade, disponível para todas as marcas e sistemas operativos, é acessível através de um navegador online após o scan de um código QR, espalhados ao longo do percurso da visita.
A novidade inclusiva surge após a aprovação da candidatura ao programa ProMuseus, realizada no ano de 2023.
De acordo com um comunicado enviado às redações, este “programa de apoio a museus da rede portuguesa de museus” tem como objetivo principal incentivar a qualificação. Além disso, quer “contribuir para a preservação do património cultural e melhorar a prestação de serviços ao público”, lê-se.
O projeto, em parceria com a empresa prestadora do serviço, a ToGuide – Unit360, implicou a deslocação do fornecedor ao museu; a criação dos conteúdos pelos vários técnicos da instituição; a sua revisão, correção e adaptação, sempre tendo em conta a aplicação em desenvolvimento; a tradução para inglês e francês dos textos, a locução dos mesmos, em português, inglês e francês, e a realização de vídeos em Linguagem Gestual Portuguesa, explica o comunicado.