Museu Hebraico em Ponta Delgada assinala aniversário com visitas e concertos

A Câmara Municipal de Ponta Delgada assinala o 10.º aniversário do Museu Hebraico, de 25 a 27 de abril, com horário alargado para visitas e concertos de música hebraica na antiga sinagoga



Em comunicado, a autarquia, na ilha de São Miguel, refere que irá assinalar o 10.º aniversário do Museu Hebraico Sahar Hassamaim, nos dias 25, 26 e 27 de abril com “dias abertos” e três concertos protagonizados pelo Coro Vox Cordis.

Durante estes dias, a antiga Sinagoga de Ponta Delgada, recuperada em 2015 pela Câmara Municipal, "após vários anos em estado de abandono", terá um horário mais alargado, abrindo ao público no feriado de 25 de abril, bem como no fim de semana de 26 e 27, entre as 10h00 e as 18h00, para visitas personalizadas.

Nas três noites, o espaço irá acolher "momentos musicais intimistas à luz das velas e ao perfume de flores brancas", com o concerto Sim Shalom – “Grant us peace”, interpretado pelo Coro Vox Cordis, sob a direção musical de Odilardo Rodrigues.

Como solistas convidados atuam Maria Isabel Seabra de Vilallonga (soprano lírico coloratura), Conceição Seabra Galante (soprano lírico spinto) e Nuno de Vilallonga (barítono), e do coro Vox Cordis estará presente Rogério Medeiros (tenor), para um ‘ensemble final’, entre solistas, coro e instrumental.

O repertório deste concerto é composto por 16 peças musicais, muitas delas cantadas em hebraico e, segundo o município, serão contempladas obras de Giuseppe Verdi.

A iniciativa é de entrada gratuita.

Após a recuperação, a antiga sinagoga inaugurada a 23 de abril de 2015, como museu da memória hebraica e centro cultural.

A autarquia sublinha a importância do espaço em termos patrimoniais e culturais, que "tem vindo a ser reconhecido e valorizado por quem visita a cidade de Ponta Delgada".

De acordo com informação disponibilizada na página oficial da autarquia, o Museu Hebraico Sahar Hassamaim – Portas do Céu dispõe de quatro compartimentos visitáveis: a antiga zona de banhos rituais, o Espaço da Memória (dedicado aos legados culturais e históricos da presença hebraica no arquipélago dos Açores), o Quarto da Memória (que destaca as irmãs Albo e a decadência do imóvel que alberga a Sinagoga) e a Sinagoga Sahar Hassamaim, com os legados inerentes à mesma.


PUB