Um alto funcionário europeu avançou à agência Lusa que o líder da instituição que junta os chefes de Governo e de Estado da União Europeia (UE) e também antigo primeiro-ministro português, António Costa, “está em contacto” com Luís Montenegro e Pedro Sánchez sobre o incidente ocorrido nas últimas horas.
Entretanto, através da rede social X, António Costa acrescentou que “os operadores de rede em ambos os países estão a trabalhar para encontrar a causa e para restabelecer o fornecimento de eletricidade”.
E vincou que, “até ao momento, não há indicações de qualquer ciberataque”, uma informação também já avançada pelo executivo comunitário.
A vice-presidente executiva da Comissão Europeia Teresa Ribera disse não existirem para já provas de ciberataque no corte maciço no abastecimento elétrico na Península Ibérica, falando porém numa “das maiores falhas no sistema” na UE.
A informação surge pouco depois de a Comissão Europeia ter indicado estar em contacto com as autoridades de Portugal e Espanha e com a rede europeia de operadores para compreender a causa e o impacto do corte maciço no abastecimento elétrico na Península Ibérica.
“Estamos em contacto com as autoridades nacionais de Portugal e Espanha, bem como com a ENTSO-E [Rede Europeia dos Operadores das Redes de Transporte de Eletricidade] para compreender a causa subjacente e o impacto da situação”, disse fonte oficial do executivo comunitário à agência Lusa.
“A Comissão continuará a acompanhar a situação e a certificar-se de que a troca de informações entre todas as partes relevantes se processa sem problemas”, adiantou a mesma fonte oficial.
Bruxelas lembrou ainda existirem “protocolos para restabelecer o funcionamento do sistema”, como previsto na legislação comunitária referente às redes de emergência e restabelecimento.