Governo apoiou teatro com 129 mil euros desde 2020

Governo Regional dos Açores apoiou 17 instituições ligadas ao teatro, oriundas de cinco ilhas, com 129 mil euros, nos últimos cinco anos, no âmbito do regime jurídico de apoios a atividades culturais



O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Cultura, atribuiu, desde 2020, 129 mil euros a 17 instituições para realizar 40 atividades relacionadas com teatro.

De acordo com informação providenciada pela Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto ao Açoriano Oriental, este apoio foi dado a entidades que se candidataram ao regime jurídico de apoios a atividades culturais (RJAAC) e que mantêm uma atividade regular.

“Desde 2020 foram apoiadas 40 atividades relacionadas com o teatro, entre 17 instituições, nas ilhas de São Miguel, Terceira, Graciosa, Faial e Flores”, indica esta Secretaria Regional.

Ao todo, nos últimos cinco anos, candidataram-se a este apoio nove instituições de São Miguel para realizar 22 atividades de teatro. Já na Terceira, foram apoiadas oito atividades de quatro instituições.

Por seu lado, no Faial foram apoiadas duas instituições para concretizar cinco atividades relacionadas com teatro, e uma instituição nas Flores para quatro atividades. Na Graciosa apenas houve uma atividade apoiada por este regime de apoio.

Observa-se que o apoio concedido pelo executivo regional tem vindo a aumentar, nos últimos cinco anos. Se em 2020 foram concedidos 20 mil euros a estas instituições ligadas ao teatro, em 2024 este valor ascendeu os 30 mil euros.

Recorde-se que o regulamento que estabelece estes apoios foi revisto por este Governo Regional, tendo sido publicado em dezembro de 2024, para que as candidaturas a ocorrer em 2025 pudessem ter já em conta estas novas alterações.

Segundo indica a Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, estão disponíveis dois milhões de euros no Plano Regional Anual, para 2025, o que equivale a “um aumento de cerca de 150%”, comparativamente a 2020.

Refere-se ainda que o Açoriano Oriental solicitou, à Direção-Geral das Artes, dados sobre os Açores relativamente aos apoios concedidos a entidades ligadas ao teatro. Apesar deste pedido ter sido efetuado há mais de um mês, e da insistência do AO, a DGArtes não facultou quaisquer informações sobre esta matéria, à data de escrita deste artigo.

PUB

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Ponta Delgada promove, na próxima quarta-feira, dia 30, uma caminhada pelas ruas da cidade de Ponta Delgada, que terminará com a formação de um laço humano nas Portas da Cidade, com o objetivo de assinalar a prevenção dos maus-tratos na infância e sensibilizar a comunidade para a problemática