A Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores (ADFMA)e a Escola do Mar dos Açores (EMA) vão participar na Feira de Inovação e Negócios Azuis, que decorre no próximo dia 5 de junho, em Lisboa.
De acordo com nota de imprensa, a Feira de Inovação e Negócios Azuis junta empresas, academia, investidores, promotores de projetos, start-ups, empreendedores, governação, mas também, de um modo geral, todo o tipo de pessoas interessadas em inovação e negócios na economia azul.
“As dinâmicas do evento estão orientadas para o benefício de visitantes e de expositores, promovendo a divulgação de projetos inovadores, a captação de investimento, o estabelecimento de parcerias, e a concretização de negócio”, lê-se na mesma nota de imprensa.
Nesse sentido, é realçado que esta feira é um evento “fundamental” para desenvolver negócios e atividades relacionadas com a economia azul, como a energia oceânica, engenharia offshore, biologia marinha, pesca e aquacultura, biotecnologia azul, tecnologia subaquática, engenharia naval e oceânica, construção e reparação naval, turismo azul, digitalização, portos e logística, transporte marítimo, descarbonização, drones, segurança e vigilância marítima, serviços marítimos, ciência oceânica, ambiente e sustentabilidade, entre outras.
Trata-se ainda de uma feira relevante para as organizações desenvolvedoras de equipamentos, produtos e serviços relacionados com a economia azul – incluindo a indústria marítima, centros de inovação, hubs azuis, promotores de projetos, engenharia, instituições de ensino e formação, centros de investigação, laboratórios, companhias de navios, instalações portuárias, estaleiros, órgãos de governação, entre outras.
Neste evento será criada uma rede de pontos focais, com representantes de cada um dos Expositores, para que estes possam agilizar e criar dinâmicas entre si (reuniões, visitas, protocolos, etc.) – antes, durante, e após o evento.
Recorde-se que a ADFMApromove a economia azul através de várias atividades que incluem a EMA, a Incubadora de Empresas, a Zona Livre Tecnológica e a Estação Costeira dos Açores.
Por sua vez, a EMA desempenha um “papel fundamental na formação e qualificação de profissionais especializados no setor marítimo, contribuindo para a valorização da economia azul”, é realçado em nota de imprensa.