Na mostra, é possível ver 15 primeiras páginas do jornal, onde se relatam momentos históricos para os Açores, desde a inauguração do aeroporto da Nordela, a visita do Papa João Paulo II, a erupção vulcânica dos Capelinhos, a declaração do estado de emergência devido à pandemia de Covid-19, ou, mais recentemente o incêndio no Hospital Divino Espírito Santo.
A primeira página da primeira edição do Açoriano Oriental, datada de 1835 é uma das capas que os visitantes poderão ficar a conhecer nesta exposição, onde se celebra também a criatividade açoriana, com a capa de abril de 1926, onde se republica a ilustração concebida por Domingos Rebelo, originalmente para a edição do aniversário do Açoriano Oriental em 1922; e ainda a capa criada pelo artista Urbano para a edição do Natal de 2023.
Através da exposição é ainda possível apreciar a evolução gráfica do jornal, nomeadamente do seu cabeçalho, desde a sua primeira edição, em 1835, até aos nossos dias.
A mostra ficará patente até ao próximo dia 27 de abril.
O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada marcou presença na inauguração da exposição, aproveitando para sublinhar a importância da imprensa livre.
Exposição de capas do Açoriano Oriental conta história desde 1835
O Açoriano Oriental está a celebrar 190 anos com uma exposição na Praça do Município, em Ponta Delgada (Com fotos)

Autor: Açoriano Oriental