Euro sobe face ao dólar em dia de avisos do BCE sobre tarifas norte-americanas

O euro subiu hoje face ao dólar, após duas sessões a perder, no mesmo dia em que a presidente do BCE avisou que a política tarifária de Donald Trump vai destabilizar o mundo do comércio.




Pelas 18:00 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,0851 dólares, quando na terça-feira, pela mesma hora, negociava a 1,0801 dólares.

O euro também subiu relativamente à libra e ao iene.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou a taxa de câmbio de referência do euro em 1,0803 dólares.

Na sessão de hoje, o euro oscilou entre 1,0781 e 1,0858 dólares.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou que as tarifas a anunciar hoje pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, vão “desestabilizar o mundo do comércio, tal como o conhecemos”.

No chamado “Dia da Libertação” de Trump para os EUA, Lagarde disse, numa entrevista ao programa de rádio irlandês “The Pat Kenny Show”, que o impacto do anúncio das tarifas “não será bom para aqueles que impõem as tarifas nem para aqueles que retaliam”.

“A partir de hoje, altura em que deverão ser anunciadas, não sabemos realmente qual será o acordo para o resto do mundo, o que sabemos é que não será bom para a economia global”, afirmou.

De acordo com a presidente do BCE, “a densidade e a durabilidade do impacto [das tarifas] variam consoante o seu âmbito, os produtos a que se destinam, a sua duração e a existência ou não de negociações”.


PUB

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Ponta Delgada promove, na próxima quarta-feira, dia 30, uma caminhada pelas ruas da cidade de Ponta Delgada, que terminará com a formação de um laço humano nas Portas da Cidade, com o objetivo de assinalar a prevenção dos maus-tratos na infância e sensibilizar a comunidade para a problemática