A festa no Complexo Desportivo do Lajedo pintou-se de azul e branco, com o FC Porto a ser coroado o grande vencedor da 17.ª edição do International Football Tournament Azores U11, torneio internacional de futebol infantil promovido pelo Clube União Micaelense.
No final da competição, os “dragões” venceram os belgas do KRC Genk, por 4-3, assegurando a conquista do “mais antigo torneio de futebol infantil dos Açores”pelo segundo ano consecutivo.
Com uma vitória sobre o Slavia de Praga, o Sporting Clube de Portugal arrecadou a medalha de bronze do torneio, sendo que o “anfitrião”, o Clube União Micaelense, alcançou a melhor classificação açoriana na prova (sétimo lugar), depois de vencer, nos penáltis, o Club Sport Marítimo, da ilha Madeira.
Num torneio que contou com a realização de um total de 96 partidas, a Associação Clube de Futebol (ACF) Pauleta foi a grande vencedora da Liga de Ouro (vitória na final por 3-0 sobre o Marlton FC), alcançado a nona posição da classificação geral. O Vitória Clube Pico da Pedra conquistou a Liga de Prata (triunfo por 1-0 sobre o Graciosa Futebol Clube), resultado que valeu o 17.º lugar e o Flamengos (25.º da classificação geral) assegurou o primeiro lugar da Liga de Bronze, depois de vencer o MiniFoot por 6-5.
Ricardo Silva, atleta do FC Porto, foi considerado o “Melhor Jogador” do torneio e João de Jesus (Sporting Clube de Portugal) foi considerado o “Melhor Guarda Redes”, sendo que ambos os jogadores integraram o “Melhor 7” da competição, acompanhados por Diogo Tavares (FC Porto), Naud Vancampenhout (KRC Genk), Jesse Beckers (KRC Genk), João Moreira (FC Porto) e Daniel Simões (ACF Pauleta).
O prémio “Fair Play” foi entregue à equipa do Campomaiorense e o AD Taboeira recebeu o prémio de “Melhor Claque”.
No
final do torneio, Arsénio Furtado, diretor-geral do Clube União
Micaelense, reconheceu que a 17.ª edição do International Football
Tournament superou “todas as expectativas”.
“O balanço só pode ser positivo. Superou todas as nossas melhores expectativas. Tivemos aqui três dias de um enorme ambiente, dentro e fora do campo. Muita diversão, muita alegria, muito fair play. Eram esses os ingredientes que pretendíamos para esta 17.ª edição e foram amplamente alcançados. Estamos todos muito satisfeitos com aquilo que desenvolvemos”, disse em declarações à comunicação social.
No entanto, o dirigente não garantiu que a próxima edição do torneio se possa realizar no Complexo Desportivo do Lajedo, em Ponta Delgada.
“Nós ainda não temos informação sobre se o torneio poderá realizar-se ou não aqui [no Lajedo] no próximo ano. A nossa expectativa é que sim, porque não faria sentido de outra forma. Se assim não for, será muito mau. O Governo, ao concessionar este complexo a uma entidade privada, está claramente a prejudicar tanto a comunidade escolar como a desportiva”, afirmou Arsénio Furtado.
Recorde-se que a “maior festa de futebol infantil
dos Açores” contou, este ano, com a presença de 32 clubes, um número
recorde de participantes.